Português
voltar

Ventilação na Restauração e Hotelaria

Victor Monteiro
Ventilação na Restauração e Hotelaria
Disponibilidade Disponível
-40%
Promoção – Desconto imediato
€ 45,97 € 27,58
- +
Edição: 2016
ISBN: 978-972-8480-36-3
Editora: ETEP
Preço Fixo:
Não
Este livro não está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 760
Formato: 17x24 cm
Idioma: Português

Descrição

A recente publicação dos regulamentos europeus, conhecidos como EuP e ErP (ecodesign), obrigou os fabricantes a rever a conceção e os processos de fabrico de ventiladores e unidades de ventilação (UTA, UTAN, RTU), elevando a qualidade e o funcionamento dos ventiladores a patamares mais exigentes e eficientes de utilização da energia. Esta nova realidade está a provocar uma autêntica revolução nos diversos setores do AVAC&R, obrigando os profissionais a uma atualização contínua e aprimorada, já que o edifício legislativo e normativo está a adaptar-se, rapidamente, de forma a cumprir os objetivos preconizados naqueles regulamentos.
Este manual vai ao encontro dos profissionais que necessitem de uma orientação e da consulta útil na conceção, projeto, cálculo, dimensionamento, seleção, instalação e manutenção de equipamentos e sistemas de ventilação, aplicáveis à indústria turístico-hoteleira e áreas similares. Este é o resultado da investigação laboratorial mais recente, complementada com experiências de campo levadas a efeito em casos reais pelo autor e sua equipa de trabalho.
Casos-tipo de realização recentes e bem-sucedidos, previamente simulados em CFD, serviram de modelos para apresentar e desenvolver as novas metodologias de cálculo de ventilação com base na eficiência energética e a obtenção e a manutenção de uma boa QAI, visando o cumprimento das normas e regulamentos desenvolvidos na base da diretiva NZEB (Nearly Zero Building Energy). Deste modo, os leitores poderão acompanhar, passo a passo, os procedimentos mais aconselhados para o cumprimento dos regulamentos de eficiência energética e as normas mais recentes dali emanadas.
Os responsáveis pelo funcionamento das instalações poderão encontrar um exemplo-tipo fiável para elaborar os planos de manutenção preventiva (PMP), para combate à Legionella em edifícios de natureza turístico-hoteleira e sociais de utilização similar, como lares de idosos, centros de dia e clínicas de reabilitação.
O material complementar será disponibilizado brevemente.

Conteúdos:
·Bases
·Poluentes
·Exaustão
·Insuflação
·Ventiladores
·Condutas
·Unidades terminais
·Ambiente
·Ensaios
·Projeto

Público-Alvo

- Profissionais da conceção, projeto, cálculo, seleção, instalação e manutenção de equipamentos e sistemas de ventilação
- Fabricantes de ventiladores e unidades de ventilação
- Estudantes do ensino superior e profissional das áreas de hotelaria e turismo, e engenharia



Pré-visualização

<div data-configid="4804698/35623335" style="width:400px; height:300px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>

Autores

Victor M. Santos Monteiro
Licenciado em Engenharia Mecânica - Ramo Térmicas (ISEC) e Mestre em Engenharia Mecânica - Energia e Ambiente (FCTUC). Autor de vários livros técnicos.
Currículo completo no interior do livro.

Livros do mesmo autor

Downloads

Em caso de duvida, por favor consulte as Perguntas Frequentes
Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 30-11-2022, salvo indicação em contrário.
Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, clique no ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal

Versão DesktopLIDEL, 2022