Descrição
Este livro pretende dar a conhecer alguma da investigação que, em Portugal e no estrangeiro, se tem feito, no que respeita às aplicações da Linguística ao ensino do Português como Língua Não Materna em contextos sociolinguísticos e culturais diversificados. Constituído por artigos mais teóricos e por contribuições mais empíricas, esta obra reflete as novas tendências no âmbito da área em apreço. Pretende, assim, colmatar algumas das lacunas existentes no mercado, servindo de apoio a professores de Português dos Ensinos Básico e Secundário, bem como a todos os investigadores cujo trabalho se centra, primordialmente, na Linguística Aplicada ao ensino da língua não materna.
Como é referido no Prefácio, "Entre o aprofundamento teórico de perspetivas linguísticas e metodológicas e a explicitação justificada de práticas de ensino em contexto de usos diferenciados, a leitura dos 15 capítulos que compõem este livro reveste-se do maior interesse para explorar diferentes estatutos da língua portuguesa, diferentes geografias e contextos sócio-historicamente justificáveis, diferentes problemas no processo de aprendizagem e diferentes suportes e meios para o ensino. Esta diversidade e a respetiva análise assentam em aspetos de Sociolinguística muito atuais: o contacto de línguas e os repertórios linguísticos dos falantes. O reconhecimento dos valores histórico, cultural e simbólico da língua portuguesa, estruturantes da sua função identitária, associados ao valor económico que lhe tem vindo a ser reconhecido, são trunfos para a sua promoção e elementos de motivação para a aprendizagem.".
· Subjetividade, intersubjetividade e evidencialidade
· Léxico mental e aprendizagem de uma língua estrangeira
· Iconicidade verbal e lexical: aplicações no ensino/aprendizagem de línguas, identidade e um estudo sobre "Brasil brasileiro"
· Abordagem de aspetos gramaticais no ensino de português a falantes de outras línguas maternas
· Telecolaboração: análise do uso de ferramentas mediacionais
· Colaboração e mediação no processo de aprendizagem em ambientes virtuais
· PLE: adaptação de materiais à Web 2.0
· Unidades fraseológicas e ensino de línguas estrangeiras: expressões idiomáticas e provérbios
· Aprendizagem de segundas línguas em contexto universitário
· Abordagens ao ensino de português em Timor-Leste, EUA, Brasil
· Aprendizagem da língua portuguesa num mundo de múltiplas socializações e pertenças
Público-Alvo
· Especialistas na área;
· Professores e formadores que trabalham com alunos de língua não materna.
Pré-visualização
<div data-configid="4804698/45819464" style="width:400px; height:283px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
Autores
Paulo Osório
Licenciado em Português, Latim e Grego, pela Faculdade de Letras da Universidade Católica Portuguesa (1994), Mestre em Linguística Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1998), e doutorado em Letras (Linguística Portuguesa), pela Universidade da Beira Interior (2002), tendo sido, em 2009, aprovado em Provas de Agregação no ramo de Letras (Linguística Portuguesa), na mesma Universidade. Tem desenvolvido investigação em Linguística Histórica e em Aquisição e Aprendizagem de L2. Atualmente, é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.