Descrição
Timor-Leste tem feito progressos notáveis em direção ao desenvolvimento. Desde que assumiu funções de primeiro-ministro, Mari Alkatiri foi o principal responsável pela marcha coletiva de um Estado que nasceu das cinzas.
Em Timor-Leste: O Caminho do Desenvolvimento apresentam-se alguns dos principais discursos que o chefe do Executivo timorense proferiu, quando, ao lado de Sérgio Vieira de Mello, assumiu a condução política do II Governo de Transição.
Este livro permite conhecer com profundidade as decisões estratégicas de Timor-Leste em relação ao futuro. A opção pela língua portuguesa, a constituição do Fundo Petrolífero, as relações com a Igreja Católica, a avaliação das missões das Nações Unidas no país são alguns dos temas abordados nesta obra que reúne mais de 40 discursos de Mari Alkatiri, proferidos em Timor-Leste e em viagens pelo estrangeiro.
O primeiro chefe do Executivo da mais nova nação do mundo tem 56 anos e é pai de três filhos. Nasceu em Díli e estudou na capital da então colónia portuguesa, tendo sido um dos fundadores da FRETILIN, em 1974. Deixou Timor-Leste em 1975, aquando da ocupação Indonésia, numa altura em que desempenhava a profissão de agrimensor. Nos tempos da Resistência foi o responsável pela delegação externa baseada em Moçambique. Licenciou-se em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, tendo voltado a Timor-Leste em Outubro de 1999. Ocupou o cargo de ministro dos Assuntos Económicos no I Governo da Transição da UNTAET e, a seguir às eleições da Assembleia Constituinte, assumiu a chefia do II Governo Transitório. Com a Independência do país, a 20 de Maio de 2002, tomou posse como primeiro-ministro.
Público-Alvo
É uma obra de manifesto interesse para quem se interessa pelos primeiros passos de Timor-Leste enquanto Estado, mas também para os estudantes de Ciência Política, Direito ou Relações Internacionais que queiram compreender as principais opções políticas tomadas pelo primeiro chefe de Executivo da mais nova nação do mundo.
Autores
Mari Alkatiri >
O primeiro chefe do Executivo da mais nova nação do mundo tem 56 anos e é pai de três filhos. Nasceu em Díli e estudou na capital da então colónia portuguesa, tendo sido um dos fundadores da FRETILIN, em 1974. Deixou Timor-Leste em 1975, aquando da ocupação Indonésia, numa altura em que desempenhava a profissão de agrimensor. Nos tempos da Resistência foi o responsável pela delegação externa baseada em Moçambique. Licenciou-se em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, tendo voltado a Timor-Leste em outubro de 1999. Ocupou o cargo de ministro dos Assuntos Económicos no I Governo da Transição da UNTAET e, a seguir às eleições da Assembleia Constituinte, assumiu a chefia do II Governo Transitório. Com a Independência do país, a 20 de maio de 2002, tomou posse como primeiro-ministro.