Descrição
Para atingirmos as metas de desenvolvimento social e económico que estabelecemos, é indispensável mobilizar os cidadãos e organizações da sociedade civil para participarem na definição das políticas e na implementação dos projetos de desenvolvimento, especialmente quando os afetam diretamente. Sem uma cidadania ativa, com a participação de homens e mulheres, não conseguiremos assegurar a boa governação.
Taur Matan Ruak
Cidadania, desenvolvimento e boa governação
Discursos do Presidente Taur Matan Ruak proferidos em várias ocasiões formais nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 (entre julho de 2014 e maio de 2017)
Público-Alvo
Público em geral
Pré-visualização
<div data-configid="4804698/53067218" style="width:525px; height:367px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
Autores
Taur Matan Ruak
Presidente de Timor-Leste entre 2012 e 2017, guerrilheiro veterano líder da Frente Armada da Resistência Timorense e, depois, Chefe do Estado-Maior General das novas Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste, de 2002 a 2011. Liderou a transformação da guerrilha numa força militar convencional, crescentemente profissional e tecnicamente preparada. Como Chefe de Estado, eleito por sufrágio direto e altamente participado, tem-se distinguido pela mobilização da participação ativa dos cidadãos no processo de desenvolvimento e pelo apelo à Administração Pública para ouvir os cidadãos e organizações da sociedade, integrando-os na realização dos projetos de desenvolvimento. Taur Matan Ruak é casado com a Dra. Isabel Ferreira, jurista e ativista na área dos Direitos Humanos. O casal tem duas filhas, Lola e Tamarisa, e um filho, Quesadhip.