Descrição
Pronunciação de Verbos Portugueses é um guia que pretende ajudar os leitores a conjugar e a pronunciar corretamente os verbos portugueses. Apresenta também um estudo muito estruturado e objetivo da irregularidade na pronúncia dos verbos portugueses, na sua versão europeia, constituindo assim um manual de referência neste domínio.
É um guia que se destina ao falante e ao aprendente de português como língua materna ou língua estrangeira, podendo também ser útil tanto a especialistas como a estudantes de linguística e a todos os que se possam interessar por esta área.
Neste guia estão identificados 57 paradigmas de pronunciação, os quais irão servir como modelo aos cerca de 2000 verbos mais frequentes em português, que também são apresentados. Estes verbos são listados com o seu paradigma de pronunciação, bem como com a indicação da sua frequência de uso. Cada paradigma verbal é apresentado colocando em contraponto a sua conjugação e a sua pronunciação, onde são explicitamente indicadas as diferenças relativas a um paradigma de regularidade. Este guia indica exemplos de sistemas automáticos de pronunciação, que resultaram da investigação nas áreas científicas nas quais os autores têm trabalhado.
Tendo por objetivo auxiliar os leitores na pronunciação do português, este guia torna-se de consulta indispensável ao exercício de pronunciação de verbos flexionados em Português Europeu.
Público-Alvo
· Aprendentes de português como língua materna ou língua estrangeira
· Especialistas e estudantes de linguística
Pré-visualização
<div data-configid="4804698/14425466" style="width:400px; height:296px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
Autores
Sara Candeias é doutorada em Linguística pela Universidade de Aveiro. Desde 2014 trabalha na Microsoft, desempenhando funções de gestora de projetos de ciência e tecnologia e investigadora sénior na área de linguística computacional no desenvolvimento de tecnologias em Português Europeu e Português do Brasil. Tem participado em variados projetos de investigação e desenvolvimento, em parcerias nacionais e internacionais, nos domínios da língua portuguesa, na área de tecnologias de fala, fonética, conversão texto-fala, reconhecimento de fala e interação homem-máquina. É membro de comités científicos na área do processamento computacional da língua.
Arlindo Oliveira da Veiga é doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade de Coimbra. Foi bolseiro e investigador do Instituto de Telecomunicações onde desenvolveu vários sistemas para o processamento automático da fala, entre os quais um sistema de word-spotting e um sistema de conversão de grafemas para fonemas utilizando uma abordagem híbrida para o Português Europeu. Atualmente é docente na Universidade de Cabo Verde e na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. O seu trabalho de investigação incide sobre o processamento automático de fala, incluindo fonética e fonologia.
Fernando Santos Perdigão é doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra. Leciona disciplinas relacionadas com Processamento de Sinal no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra. O seu trabalho de investigação incide sobre o processamento automático de fala, incluindo fonética e fonologia. É investigador do Instituto de Telecomunicações.