Português
voltar

Um Quadro de Referência para o Ensino de Português Em Timor-Leste

Soraia Lourenço
Um Quadro de Referência para o Ensino de Português Em Timor-Leste
Disponibilidade Disponível
-40%
Promoção – Desconto imediato
€ 23,09 € 13,85
- +
Edição: 2011
ISBN: 978-972-757-706-4
Editora: LIDEL
Preço Fixo:
Não
Este livro não está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 140
Formato: 17x24 cm
Idioma: Português

Descrição

A situação da língua portuguesa em Timor-Leste é específica: apesar de ser língua oficial e de escolarização, a par da língua tétum, convive no dia a dia da população timorense com a língua indonésia, com as línguas locais e com o inglês. Este contexto dificulta a sua utilização, quer por não existir suficiente input em língua portuguesa, quer por esta praticamente se confinar, por enquanto, aos limites da sala de aula.

A fixação da língua portuguesa no país depende do sistema educativo, sendo a formação de professores uma área prioritária na qual tem existido uma pluralidade de metodologias e de práticas que nem sempre se cruzam. Assim, urge a conceção de um documento que oriente a intervenção dos diferentes agentes para um melhor resultado.

Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste surge como uma base de referência comum que visa a uniformidade nas orientações curriculares, a consolidação e avaliação de aprendizagens e a certificação de competências, promovendo uma eventual cooperação entre diferentes sistemas educativos e propondo a mobilidade dentro da CPLP. Inspirado nas atuais tendências europeias do ensino de línguas não maternas, este livro propõe o desenvolvimento de competências e aprendizagens fundamentais para o público-alvo no contexto específico de Timor-Leste, distribuídas por níveis de proficiência, incluindo ainda uma tabela em língua tétum das competências a desenvolver. É um livro que se destina a professores e alunos e a todos os que se interessam pelo percurso da língua portuguesa em Timor-Leste.

Conteúdos
- Contexto linguístico e sociocultural de Timor-Leste
- Plurilinguilismo em Timor-Leste
- O contexto do Português em Timor-Leste
- O ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste
- O sistema educativo de Timor-Leste
- Formação de professores em Timor-Leste
- Conceção de um quadro de referência para o ensino do Português em Timor-Leste

Público-Alvo

Destina-se a professores, alunos e a todos os que se interessam pelo percurso da língua portuguesa em Timor-Leste.

Pré-visualização

<div data-configid="4804698/33030731" style="width:500px; height:353px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>

Autores

Soraia Lourenço

Licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras e iniciou a sua atividade profissional no ensino do Português Língua Materna em 1999. É Mestre em Língua e Cultura Portuguesas, na área de especialização em Metodologia do Ensino de Português LE/L2. Em Timor-Leste, entre 2006 e 2010, desempenhou várias funções no âmbito da reintrodução da língua portuguesa, nomeadamente na formação de professores, planeamento e conceção de planos curriculares e materiais didáticos, formação em Língua Portuguesa de candidatos a bolsas de estudo para a frequência de estudos superiores em Portugal e formação em Língua Portuguesa para fins específicos. É, atualmente, leitora do Instituto Camões na Croácia, onde leciona Português LE na Faculdade de Letras da Universidade de Zagreb.

Livros relacionados

Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 04-12-2022, salvo indicação em contrário.
Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, clique no ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal

Versão DesktopLIDEL, 2022