Descrição
Compreender o papel da língua portuguesa na sociedade timorense, plurilingue, é fundamental para o processo de reintrodução desta língua em Timor-Leste. O enquadramento sociolinguístico da língua portuguesa naquele país, à luz de conceitos da Didática das Línguas, ajuda a que se tomem opções mais conscientes e adequadas às necessidades comunicativas dos diversos públicos.
Além de potenciar a aprendizagem, uma abordagem do ensino do português virada para as necessidades dos aprendentes contribui para a preservação do património cultural e linguístico de Timor-Leste, que é complexo. Nas escolas, onde a língua portuguesa é língua de instrução, isso implica o estabelecimento de pontes com as línguas locais, seja com o intuito de ativar uma competência intercultural que leve ao desenvolvimento de valores de cidadania democrática, seja para facilitar o acesso ao conhecimento.
Língua Portuguesa em Timor-Leste: Ensino e Cidadania dirige-se a todos os agentes envolvidos na reintrodução do português em Timor-Leste, sendo ainda uma leitura útil àqueles que procuram conhecer a realidade atual desta língua.
Conteúdos
- Contextualização e enquadramento histórico de Timor-Leste
- Panorama linguístico em Timor-Leste
- Enquadramento da língua portuguesa em Timor-Leste
- Plurilinguismo
- Língua portuguesa, ensino e cidadania
- O papel da língua portuguesa para o público timorense não adulto
Público-Alvo
· Destina-se a todos os agentes envolvidos na reintrodução do português em Timor-Leste, sendo ainda uma leitura útil àqueles que procuram conhecer a realidade atual desta língua.
Pré-visualização
<div data-configid="4804698/34760066" style="width:525px; height:371px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
Autores
Nuno Carlos de Almeida
Licenciado em Linguística e mestre em Língua e Cultura Portuguesa - Metodologia do Ensino de Português LE/L2. Adquiriu experiência de ensino de português a falantes de outras línguas, em Timor-Leste, de 2006 a 2010, período durante o qual a sua atividade incidiu, sobretudo, na formação de língua portuguesa a professores e funcionários da Administração Pública.