Português
voltar

Comunicação Eletrónica na Aula de PLE

Sílvia Melo-Pfeifer | Maria Helena Araújo e Sá
Comunicação Eletrónica na Aula de PLE
Disponibilidade Disponível
-40%
Promoção – Desconto imediato
€ 25,23 € 15,14
- +
Edição: 2013
ISBN: 978-972-757-708-8
Editora: LIDEL
Preço Fixo:
Não
Este livro não está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 200
Formato: 17x24 cm
Idioma: Português

Descrição

Coloca em destaque a multiplicidade de usos e de papéis que a interação online pode assumir no quadro de uma Didática da Língua orientada pelos princípios do plurilinguismo, do multiculturalismo e do socioconstrutivismo.
Os textos que compõem o presente volume debruçam-se sobre a utilização de diferentes instrumentos de comunicação eletrónica (chat, fórum de discussão, blogue, etc.) em contextos nacionais e internacionais (nomeadamente Brasil, Espanha e Estados Unidos) de ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, com objetivos diversificados: desenvolvimento da competência intercultural e da competência de comunicação, da autonomia e da motivação.

Debruçando-se sobre o território das práticas educativas em Português como Língua Estrangeira, o alcance da obra atinge a Didática de Línguas em geral, independentemente do estatuto da língua (Língua Materna, Língua Segunda ou Língua de Herança) e do contexto de ensino (formal, informal ou não-formal), devido à transferibilidade das abordagens teóricas e metodológicas apresentadas.

Conteúdos:
· Comunicação pedagógica mediatizada por computador
· Aprendizagem das línguas à distância
· Aprendizagem/comunicação na interação exolingue em chat
· Comunicação em chat na aula de Português Língua Estrangeira
· Construção das representações das línguas, suas culturas e suas aprendizagens em situação de chat entre alunos de Português e Inglês como Línguas Estrangeiras no Ensino Superior - chat plurilingue
· Aprendizagem de Português Língua Estrangeira por alunos de língua materna alemã em contexto de blended learning
· Blended learning
· Comunicação e forma no ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira em contexto Teletandem
· Interação em ambientes virtuais
· Português como língua estrangeira adicional
· O blogue pedagógico-didático numa abordagem coacional na aula de Português Língua Estrangeira
· Computadores e Internet para o ensino da literatura e cultura portuguesas num contexto de português língua estrangeira

Público-Alvo

· Investigadores e formadores em Didática de Línguas
· Professores no terreno, particularmente de Português

Pré-visualização

<div data-configid="4804698/33026694" style="width:500px; height:353px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>

Autores

Sílvia Melo-Pfeifer
Doutorada em Didática de Línguas, pela Universidade de Aveiro, e integra o CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores), desta mesma Universidade. De entre os seus interesses científicos destacam-se a comunicação eletrónica e o seu uso no ensino/aprendizagem de línguas, a interação plurilingue e intercultural, a intercompreensão em Línguas Românicas e a Didática das Línguas de Herança. Participou em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais nas áreas anteriormente inventariadas e desempenha, atualmente, funções de coordenadora do Ensino Português na Alemanha.

Maria Helena Araújo e Sá
Professora associada com agregação em Didática e Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro e vice-coordenadora do CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores), sendo ainda uma das responsáveis pelo LALE (Laboratório Aberto para a Aprendizagem das Línguas Estrangeiras), estrutura de investigação/formação//intervenção deste mesmo centro. Participou em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais no âmbito da Didática de Línguas e coordenou alguns deles, designadamente Galapro e Imagens das Línguas na Comunicação Intercultural. De entre os seus interesses científicos destacam-se a comunicação plurilingue e intercultural, a intercompreensão e a formação de agentes educativos no âmbito das abordagens plurilingues em Didática de Línguas.

Livros relacionados

Livros do mesmo autor

Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 04-12-2022, salvo indicação em contrário.
Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, clique no ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal

Versão DesktopLIDEL, 2022