Descrição
No contexto atual da escola portuguesa, cada vez mais multicultural, vários desafios se colocam ao professor que, por vezes, se confronta com o insucesso e turmas desmotivadas. Estratégias que visem a competência intercultural parecem ser a solução adequada, mas não estão isentas de dificuldades pelas dimensões envolvidas: a dimensão ética, que inclui valores e atitudes de abertura aos outros e ao mundo; a dimensão pragmática, que inclui competências para atuar em diferentes situações; e a dimensão pedagógica e curricular que deve integrar a aprendizagem da língua e da cultura portuguesas, colocando-as em relação com outras línguas e culturas.
A reflexão realizada neste livro e a experiência relatada, que envolveu uma escola do Seixal, duas turmas de currículo alternativo e de ensino regular e um trabalho sobre provérbios e narrativas orais, pretendem propor um caminho para uma escola mais promotora da igualdade e do sucesso educativo e, por conseguinte, afigura-se útil a todos os professores, futuros professores ou educadores.
Conteúdos
- Multiculturalismo
- Cultura, linguagem e educação - cultura e culturas, cultura e linguagem, cultura e educação
- Interculturalidade
- Comunicação intercultural - ruídos na comunicação intercultural, a competência comunicativa intercultural
- Educação intercultural
- Educação intercultural em Portugal
- Literatura de expressão oral
- Estudo de caso numa escolar suburbana da Grande Lisboa
- Grupos culturais na escola
- Provérbios e histórias na sala de aula intercultural
Público-Alvo
· Todos os professores, futuros professores ou educadores.
Pré-visualização
<div data-configid="4804698/33027449" style="width:500px; height:353px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
Autores
Dulce Oliveira
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Francês pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares pela Universidade Aberta. Atualmente, é doutoranda em Ciências da Educação, especialidade em Educação e Interculturalidade, na Universidade Aberta. Docente, desde 1985, de Língua Portuguesa e de Francês dos Ensinos Básico e Secundário, tendo obtido, em 1998, a qualificação como formadora na área e domínio das Didáticas Específicas (Português/Língua Portuguesa). Entre 2004 e 2007, foi representante curricular de Francês; entre 1994 e 1998, foi coordenadora de Diretores de Turma de 3.º Ciclo e Ensino Secundário e membro do Conselho Pedagógico; e, em 1999/2000, foi orientadora de estágio pedagógico de Francês.
Rosa Maria Sequeira
Professora na Universidade Aberta e investigadora do CEMRI - Centro das Migrações e das Relações Interculturais. Coordenadora do Mestrado em Português Língua Não Materna da Universidade Aberta, tem lecionado, entre várias disciplinas, o seminário de Interculturalidade e Comunicação. Conferencista convidada em universidades nacionais e estrangeiras (sobretudo Alemanha e E.U.A.), foi, em 2002, professora convidada da Universidade de Viena. É autora de estudos nas áreas da literatura, do ensino da língua e da literatura e da comunicação intercultural.