Descrição
O aumento da incerteza dos mercados e a competitividade global são fatores que têm incentivado as empresas a serem mais proativas na procura de uma utilização mais eficaz das Tecnologias de Informação (TI).
O recurso à criatividade enquanto geradora de novas ideias, e a transformação destas em novas aplicações úteis e suscetíveis de melhorar o que existe, apresenta-se como um enorme potencial, mas também um enorme desafio a pôr em prática nos Sistemas de Informação (SI).
O presente livro surge para mostrar como é importante a aposta na inovação e na criatividade e de que forma as áreas de SI/TI podem recorrer a processos criativos para estimular a produção de ideias, a obtenção de respostas inesperadas, originais e úteis e, dessa forma, criar valor!
Uma obra destinada a estudantes e a profissionais de SI/TI, bem como a gestores de empresas, que encontrarão aqui formas e métodos concretos para introduzir técnicas de criatividade nos processos de gestão, planeamento, desenvolvimento e exploração dos sistemas de informação.
Inclui um caso prático de aplicação de técnicas de criatividade no processo de planeamento de um sistema de informação.
Temas abordados:
- Criatividade em sistemas de informação;
- Criatividade e inovação;
- Métodos estruturados de resolução de problemas;
- Ferramentas informáticas de suporte à criatividade;
- Geração de ideias mediadas por computador;
- Aplicações de suporte à geração de ideias.
Público-Alvo
- Estudantes e profissionais da área dos Sistemas/Tecnologias de Informação
- Gestores de empresas
Pré-visualização
<div data-configid="4804698/65725431" style="width:400px; height:290px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
Autores
Vitor Santos
Professor Auxiliar na NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa,onde leciona disciplinas das áreas dos Sistemas de Informação e da Inteligência Artificial. Integra vários comités científicos de conferências nacionais e internacionais. Foi, durante 8 anos e meio, o Academic Computer Science Program Manager da Microsoft Portugal, tendo também ao longo da sua carreira ocupado posições de gestão em empresas e exercido atividades de Engenharia Informática, com mais de 40 projetos desenvolvidos em SI.