Descrição
Actualmente a Internet é uma realidade tecnológica em crescimento exponencial e em ininterrupto estado de inovação que revolucionou a forma como as dinâmicas culturais, politicas, empresariais e sociais se processam.
Nela impera a liberdade, a oportunidade, a elevada acessibilidade de informação e uma nova dimensão existencial, que muitos designam como Web 2.0, onde por vezes se confrontam novos instrumentos de poder.
Neste contexto, todo o instrumento de poder pode ser usado para o bem e para o mal. É essencialmente sobre este lado anárquico que este livro se debruça, abordando de uma forma simples mas séria as novas dinâmicas do crime e da subversão relacionadas com a Internet e com as actuais Tecnologias de Informação. Nesta obra, caracteriza-se com particular incidência os seus actores, as suas motivações, as tecnologias ao seu dispor e os seus modos de actuar. Paralelamente, é caracterizado o fenómeno que se designa hoje por Cyberwar, trilhando-se os caminhos traçados pelos hackers, bem como os meandros do Ciberterrorismo e do Cyberwarfare.
Aborda-se ainda a moldura legal, as teorias criminais e sociais inerentes a este novo tipo de crime, e as formas que o cidadão tem para o minimizar. Neste percurso faz-se referência aos diferentes métodos a que o hacker e os diversos cibercriminosos recorrem para levar a cabo as suas acções desviantes, apresentando-se as tecnologias e as técnicas a que o cidadão e as empresas poderão recorrer para mitigar os seus efeitos.
Prefácio pelo Professor José Tribolet.
Principais tópicos:
· Caracterização do Cibercrime;
· Viagem ao mundo dos Hackers e Insiders;
· Anatomia das Redes Informáticas;
· O Ciberterrorismo;
· O Cyberwarfare;
· Os meandros da Web 2.0;
· Técnicas utilizadas pelo Cibercriminoso;
· Profilaxias de Segurança dos Sistemas de Informação;
· A Investigação Policial do Meio Digital e a respectiva Moldura Legal.
Texto de apresentação e livro escritos ao abrigo da antiga ortografia.
Público-Alvo
· Grande Público;
· Profissionais de Tecnologias de Informação ligados à Segurança;
· Profissionais das Forças e Serviços de Segurança.
Autores
Paulo Santos
Oficial da GNR, desempenha actualmente o cargo de Chefe da Repartição de MAINFRAMES, no Serviço de Informática da GNR, sendo responsável pela implementação, exploração e gestão de aplicações estratégicas.
Ricardo Bessa
Oficial da GNR, desempenha o cargo de Chefe da Repartição de Redes e Sistemas, no Serviço de Informática da GNR, desenvolvendo acções na gestão, segurança e implementação de redes e sistemas informáticos.
Carlos Pimentel
Oficial da GNR, Responsável pelo Gabinete de Segurança, no Serviço de Informática da GNR, tendo larga experiência na gestão, segurança, implementação de redes e sistemas de informação. Neste momento integra, cumulativamente, a equipa de implementação do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal.