Descrição
A presente obra decorre da investigação dedicada ao tema do turismo interno, integrando um conjunto de reflexões desenvolvidas em torno da visão sistémica do fenómeno. Assim, sistematiza uma abordagem de cariz mais teórico, a qual se consubstancia na clarificação conceptual entre o lazer e o turismo, na síntese das particularidades desta última atividade, na delimitação do âmbito do turismo interno e na identificação das macrotendências que enquadram o desenvolvimento do setor.
Por outro lado, procede-se à junção de um conjunto de elementos que permitem caracterizar, de uma forma inovadora e holística, a dimensão do turismo interno no plano internacional e em Portugal.
A perspetiva integrada de análise do turismo interno surge devidamente alicerçada na apresentação de um modelo empírico que procura abranger todas as componentes desta forma de turismo, assegurando a configuração estrutural e a dinâmica entre as variáveis envolvidas.
O tema turismo interno carece, na perspetiva do setor, de abordagens que evidenciem o seu caráter sistémico e que permitam o seu planeamento adequado. Neste sentido, o interesse da obra extravasa o mundo académico e alcança também o plano dos atores turísticos públicos e privados, destinando-se, deste modo, não apenas a estudantes, investigadores, e professores, como também a profissionais da área do turismo, responsáveis e gestores das empresas turísticas, técnicos e decisores institucionais e a quadros ligados ao mundo associativo empresarial.
· Turismo e Turismo interno
· Lazer e turismo
· Dimensão mundial do turismo interno
· Globalização e novas tecnologias
· Dinâmicas do mercado
· Turismo interno e procura interna em Portugal
· Modelo empírico de desenvolvimento do turismo interno
Público-Alvo
· Estudantes, investigadores e professores;
· Profissionais da área do turismo;
· Responsáveis e gestores de empresas de turismo;
· Técnicos e decisores institucionais e quadros ligados ao mundo associativo empresarial.
Autores
Sancho Silva
Doutorado em Turismo pela Universidade de Aveiro (2009). Equiparado a Professor-Adjunto da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Assessor do Presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Vice-Presidente do seu Conselho Técnico-Científico. Membro da Direção da Associação CESTUR - Centro de Estudos de Turismo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e responsável pela coordenação científica de vários projetos de investigação aplicada. Membro do painel internacional de peritos consultados pela Organização Mundial do Turismo no âmbito da produção dos Barómetros Mundiais de Turismo (em vigor desde 2002), tendo sido Presidente do Comité da Qualidade e Comércio da Organização Mundial do Turismo em representação de Portugal (nomeação para o quadriénio 2004-2007). Foi consultor da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), tendo sido participante como orador em vários Seminários e Congressos sobre temáticas ligadas ao turismo (cerca de 180 intervenções escritas registadas). Foi Diretor-Geral do Turismo de Portugal entre 1998 e 2002, tendo ocupado outros lugares de responsabilidade na Administração Nacional do Turismo entre 1974 e 2009.