Descrição
Sendo a negociação uma parte importante do processo relacional, este manual prático proporciona-lhe a oportunidade de adquirir competências para obter sucesso na vida profissional, familiar e social.
Depois de explicar que na origem de uma negociação existe um conflito, na aceção mais ampla do termo, Manual de Negociação aborda cinco importantes problemáticas:
· Apresentação de nove condições essenciais para uma boa preparação ou um adequado planeamento negocial;
· As dez fases de um processo de negociação (desde a cordialidade, a flexibilidade, passando pelo momento oportuno de apresentar a sua proposta e ter a noção do risco envolvido);
· Vinte e duas táticas negociais a utilizar, quer no início do processo quer para fazer face a negociadores engenhosos, para lidar com situações de abuso ou de instabilidade emocional da outra parte, para casos de impasse e até para momentos de grande tensão;
· A negociação de cariz comercial, industrial, laboral (em particular o processo de admissão numa empresa ou ainda a negociação salarial) e político-diplomática;
· O modo de resolver conflitos sem recorrer aos morosos, dispendiosos e burocráticos tribunais, permitindo assim ao leitor acercar-se da conciliação, da mediação e da arbitragem.
·
Com uma importante componente de Casos Práticos, esta obra dirige-se a todas as pessoas em geral, mas em especial a todos os que têm de lidar diariamente com aspetos negociais.
· Problemática do conflito
· Noção, planeamento, etapas e resultados alcançáveis numa negociação
· Táticas e estratégias negociais
· Modalidades de negociação
· Resolução de conflitos após o processo negocial
· Casos Práticos
Público-Alvo
Todos aqueles que desejem melhorar as suascompetências de negociação nas maisdiversas atividades
Autores
António Damasceno Correia
Licenciado em Direito pela Universidade Católica. Foi pioneiro na obtenção do grau de mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos por uma universidade portuguesa (ISCTE-IUL), tendo sido igualmente o primeiro a obter o doutoramento na mesma área por uma universidade portuguesa (ISCTE-IUL). Iniciou a sua vida profissional como professor na Faculdade de Direito de Lisboa, fez investigação para organizações internacionais (Conselho da Europa e OTAN), foi advogado e trabalhou uma dezena de anos em três multinacionais (Gestor e Diretor de Recursos Humanos). Desempenha atualmente o cargo de professor associado na Universidade Lusófona e tem sido convidado por várias instituições universitárias para lecionar mestrados ou programas de pós-graduação e doutorais. Esta é a sua décima primeira obra publicada tendo igualmente cerca de setenta artigos publicados em diferentes revistas.