Português
voltar

Cem fotografias de Portugal há cem anos

Jorge Marçal da Silva
Cem fotografias de Portugal há cem anos
Disponibilidade A confirmar
-10%
Promoção – Desconto imediato
€ 15,00 € 13,50
- +
Edição: 2013
ISBN: 978-989-98587-0-1
Editora: ORDEM DOS MÉDICOS (Distribuição)
Preço Fixo:
Não
Este livro não está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 142
Formato: 23x23 cm
Idioma: Português

Descrição

Esta compilação inédita de fotografias datadas entre 1907 e 1923 que agora se editam em livro foram selecionadas a partir do vasto espólio de mais de 2.000 negativos em vidro deixados pelo fotógrafo. A sua primeira exibição pública foi na exposição "Cem fotografias de Portugal há cem anos. Realidades. Vidas. Costumes. Luzes e Sombras", que se iniciou na Seção Regional Sul da Ordem dos Médicos em 20 de fevereiro de 2013.

Homenagem expressa do organizador do livro, Manuel Mendes Silva, ao seu avô, o médico cirurgião e fotógrafo Jorge Marçal da Silva, as imagens deste livro retratam um património histórico, sociológico, etnográfico e cultural, um testemunho de uma época, há um século, de um país muito diferente nas suas diversas realidades e contrastes.

As fotografias estão organizadas, independentemente de locais e datas, de acordo com os critérios abaixo, pretendendo dar uma panorâmica duma época histórica nas suas realidades, vidas e costumes.

1.A família, a medicina e cirurgia, a fotografia: seleção de fotografias que incluem imagens históricas dos hospitais de S. José e D. Estefânia onde o fotógrafo trabalhou, enfermarias, banco, salas de operações e tratamentos, gabinetes, entre outras;
2.Imagens de Portugal há cem anos, a terra e o mar:
a.Paisagens: rural, fluvial, marítima e urbana;
b.Ofícios e tarefas;
c.Feiras e mercados;
d.Crianças e velhos.

Público-Alvo

- Todos os interessados.

Autores

Jorge Marçal da Silva (1878-1929) - fotógrafo

Médico cirurgião, fotógrafo, melómano, benemérito, humanista, homem de família e de amigos, figura de grande cultura, revelava há um século atrás toda a sua sensibilidade e atenção aos outros nas fotografias que fazia nos tempos livres da clínica.

Manuel Mendes Silva - autor do livro

Chefe de Serviço Hospitalar de Urologia; Fellow do European Board of Urology; Académico Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina do Brasil; Presidente da Associação Lusófona de Urologia; ex-Presidente da Associação Portuguesa de Urologia e do Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos; Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Formação Médica Contínua; Diretor da "Oficina de Ética" da Confederação Americana de Urologia, CAU; Presidente do Conselho Disciplinar Sul da Ordem dos Médicos.

Livros do mesmo autor

Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 15-07-2024, salvo indicação em contrário.
Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, clique no ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal

Versão DesktopLIDEL, 2024