Descrição
Esta obra, dirigida aos atuais e futuros Engenheiros Civis e Arquitetos intervenientes nas fases de projeto, construção e/ou fiscalização de edifícios, apresenta, de um modo pedagógico, as tecnologias correntes de contenção e fundação e tem como objetivo principal a abordagem eminentemente prática de todos os problemas associados à construção de estruturas até à cota natural do terreno. Destacam-se os principais temas tratados:
· Melhoramento de solos;
· Aterros e escavações, incluindo a sua drenagem;
· Contenções de terras, incluindo paredes tipo Berlim, cortinas de estacas-prancha, paredes tipo Munique, cortinas de estacas moldadas, paredes moldadas, muros de suporte tradicionais e especiais, bem como os elementos de suporte correntes como ancoragens e pregagens;
· Fundações, incluindo sapatas, ensoleiramentos gerais, grelhas de fundação, pegões, estacas cravadas, estacas moldadas, microestacas e barretas;
· Drenagem, proteção e impermeabilização de construções enterradas.
A descrição de cada uma destas técnicas apoia-se em imagens de obras reais e em esquemas e cortes construtivos elaborados propositadamente para o efeito. Pretende-se, assim, que esta publicação sirva de apoio ao ensino em cursos de licenciatura e mestrado em Engenharia Civil, Arquitetura e áreas afins, ambicionando ainda ser um elemento de apoio a profissionais ligados a obras geotécnicas correntes, para os quais é relevante o conhecimento dos procedimentos adequados de execução em obra.
· Técnicas de melhoramento de solos
· Escavações e aterros
· Drenagem de escavações
· Contenções periféricas
· Paredes tipo Berlim
· Cortinas de estacas-prancha
· Pregagens
· Ancoragens
· Paredes tipo Munique
· Cortinas de estacas moldadas
· Paredes moldadas
· Muros de suporte
· Muros de gravidade correntes
· Muros de suporte de betão armado
· Muros de suporte especiais
· Fundações diretas
· Sapatas
· Ensoleiramentos gerais e grelhas de fundação
· Fundações profundas
· Pegões
· Estacas cravadas
· Estacas moldadas no terreno
· Microestacas
· Barretas
· Drenagem de pisos enterrados
· Proteção das construções contra a ascensão capilar
· Impermeabilização de pisos enterrados
Público-Alvo
Alunos dos Mestrados em Engenharia Civil e Arquitetura, Mestrados em Engenharia e Gestão Industrial e em Engenharia Mecânica. Gabinetes de projeto de Arquitetura e de Engenharia e Técnicos das Entidades Públicas, incluindo as Câmaras Municipais. Empresas de Construção Civil e Obras Públicas.
Autores
Jorge de Brito
Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Responsável pela disciplina de Tecnologia da Construção de Edifícios do Mestrado em Engenharia Civil, onde leciona as matérias explanadas neste livro.
José Dinis Silvestre
Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Tem experiência de direção, projeto e fiscalização de obra, e é um dos responsáveis pela disciplina de Tecnologia da Construção do Mestrado em Arquitetura.
Rui Carrilho Gomes
Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Leciona unidades curriculares de Geotecnia, é investigador do CERIS e consultor de diversas empresas.