Descrição
O termo propaganda remonta a um passado que nos parece longínquo, porém, mantém-se presente na atualidade e sob diversas formas. Ao longo dos anos, a propaganda tem inovado e servido propósitos políticos e sociais concretos, sobretudo, para dirigir o seu público-alvo na tomada de decisões.
Este livro, além de contextualizar a origem e diferentes conotações do próprio conceito de propaganda, desde o século XVII até hoje, pretende descrever algumas das perspetivas de teóricos conceituados dentro da área da história da propaganda, bem como algumas das técnicas psicológicas e sociológicas criadas por figuras relevantes após a Primeira Guerra Mundial. A problemática da propaganda na Rússia é, igualmente, um dos principais focos deste livro, nomeadamente, pela sua influência e relevância não só na sociedade russa, mas também no Ocidente.
Por se tratar de um tema intemporal, é uma obra de leitura imprescindível para todos os profissionais da segurança e áreas sociais, políticos, jornalistas e leitores interessados em questões relacionadas com a verdade e a liberdade.
Temas abordados:
· A propaganda na Primeira Guerra Mundial, as suas consequências e aplicações;
· Contextualização da propaganda soviética e nazi;
· Apresentação de autores importantes na teorização da propaganda;
· Descrição dos diversos tipos, regras e técnicas de propaganda;
· As funções da propaganda em diferentes contextos sociais e políticos;
· O soft power, a antipropaganda, a censura e a contrapropaganda.
Público-Alvo
· Políticos
· Jornalistas
· Profissionais da segurança e áreas sociais
· Historiadores
Autores
CARLOS BRÁS
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fez a sua carreira no Serviço de Informações de Segurança (SIS), onde acompanhou matérias relacionadas primeiro com a URSS e depois com a Federação da Rússia. Entre 2002 e 2020, a sua atividade profissional centrou-se exclusivamente nesta temática. A partir de 2010, começou a acompanhar e a analisar diariamente a propaganda russa, atividade que mantém até hoje.