Descrição
Actualmente, a Educação Física constitui uma importante vertente na promoção da saúde em paralelo com os estilos de vida saudáveis que apontam para práticas activas de lazer. Estas devem substituir o crescente sedentarismo que é responsável, entre outros, pelas designadas doenças urbanas, nomeadamente a obesidade e doenças cardiovasculares, que afectam hoje um grande número de crianças e jovens.
Esta colectânea de textos provém de especialistas de reconhecido mérito, de diversas instituições de ensino superior português, e foi cuidadosamente organizada de forma a apresentar uma unidade de coerência interna, tendo como denominador comum o lazer na vertente da saúde e bem-estar da criança e do jovem. Para além do leitor anónimo interessado na promoção da sua própria saúde, este livro será de especial interesse para os docentes do Ensino Básico e Secundário que trabalham as áreas da Educação Física, Desporto e Saúde, bem como para os técnicos que colaboram em autarquias ou em instituições particulares, tais como os Health Clubs e outras instituições vocacionadas para a promoção da saúde.
Conteúdos abordados ao longo do livro:
· Caracterização da oferta pública de parques infantis
· Criação de ambientes favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis
· Prática desportiva dos jovens e a sua importância na aquisição de hábitos de vida saudáveis
· Saúde na adolescência
· Estilos de lazer, saúde e estratégias de coping;
· Condições estruturais para actividade física dos jovens;
· Actividade física em crianças e adolescentes avaliada por acelerometria
· Obesidade infantil e estilos de vida sedentários das crianças portuguesas
· Benefícios e riscos da actividade física regular
· O treino físico de jovens atletas
· A actividade física das crianças e a condição física relacionada com a saúde
· O trabalho de força com crianças e jovens
· Avaliação da aptidão física e da actividade física
Texto de apresentação e livro escritos ao abrigo da antiga ortografia.
Público-Alvo
· Leitor anónimo interessado na promoção da própria saúde;
· Docentes do Ensino Básico e Secundário que trabalham nas áreas da Educação Física, Desporto e Saúde;
· Técnicos que colaboram em autarquias ou em instituições particulares, tais como Health Clubs e outras instituições vocacionadas para a promoção da saúde.
Autores
Beatriz Oliveira Pereira
Professora Associada com Agregação do Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física, Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho e Centro de Investigação em Promoção da Literacia e Bem-Estar da Criança (LIBEC/UM).
Graça Simões de Carvalho
Professora Catedrática do Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho e Centro de Investigação em Promoção da Literacia e Bem-Estar da Criança (LIBEC/UM)