Português
voltar

Escoliose Idiopática - Diagnóstico e Tratamento

Elsa Marques | Pedro Soares Branco
Escoliose Idiopática - Diagnóstico e Tratamento
Disponibilidade Disponível
-10%
Promoção – Desconto imediato
€ 22,20 € 19,98
- +
Edição: 2022
ISBN: 978-989-752-696-1
Editora: LIDEL
Preço Fixo:
Sim
Este livro está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações, consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 224
Formato: 13x21 cm
Idioma: Português

Descrição

A escoliose é um sinal clínico; na idade pediátrica, tem várias etiologias, mas, na maior parte dos casos, a causa permanece desconhecida. Não tem um comportamento uniforme em termos de apresentação clínica, evolução e prognóstico. Sendo um diagnóstico de exclusão, impõe uma investigação clínica exaustiva com base numa história clínica e exame objetivo completos e sistematizados, alicerçados, sempre que necessário, em exames complementares, sendo o principal a imagiologia convencional. É um desafio para os clínicos, pelas potenciais repercussões biopsicossociais nas crianças e particularmente nos adolescentes com escoliose. O tratamento conservador tem uma janela temporal limitada para ser eficaz, pelo que o despiste precoce é fundamental.
Este livro inclui capítulos sobre classificação e terminologia, etiopatogenia, clínica, diagnóstico, alterações psicológicas, tratamento e aconselhamento de atividade física.
Esta obra tem um interesse transversal a várias especialidades que, frequentemente, interatuam no processo de diagnóstico e terapêutica, permitindo o seu diagnóstico precoce e uma correta referenciação para centros especializados no diagnóstico e no tratamento. Assim, o seu conhecimento é indispensável para diversas especialidades, como a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Física e de Reabilitação, a Pediatria, a Ortopedia e a Reumatologia, entre outras.
· Perspetiva histórica da escoliose no Hospital Curry Cabral: perspetivas da Medicina Física e de Reabilitação e da Ortopedia
· Classificação e terminologia
· Etiopatogenia e epidemiologia
· História natural
· Avaliação clínica
· Avaliação imagiológica e analítica
· Alterações psicológicas
· Tratamento conservador: técnicas cinesiológicas e ortóteses de tronco
· Tratamento cirúrgico
· Atividade desportiva
· Escoliose no adulto

Público-Alvo

· Profissionais de diversas especialidades, como a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Física e de Reabilitação, a Pediatria, a Ortopedia e a Reumatologia, entre outras

Pré-visualização

Autores

Elsa Marques
Assistente Hospitalar Graduada de Medicina Física e de Reabilitação; Responsável da Consulta de Alterações Estáticas da Coluna do Hospital de Curry Cabral do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE; Assistente Convidada da NOVA Medical School ¦ Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa.

Pedro Soares Branco
Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Medicina Física e de Reabilitação; Diretor Clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE; Professor Associado Convidado da NOVA Medical School ¦ Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa.
Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 01-10-2022, salvo indicação em contrário.
Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, clique no ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal

Versão DesktopLIDEL, 2022