Português
voltar

Plano Hospitalar para Idosos

Pedro Madeira Marques | Magda Sofia Silva | Ana Rita Lambelho | Beatriz Bartissol | João Gorjão Clara
Plano Hospitalar para Idosos
Disponibilidade Disponível
-10%
Promoção – Desconto imediato
€ 19,40 € 17,46
- +
Edição: 2022
ISBN: 978-989-752-773-9
Editora: LIDEL
Preço Fixo:
Sim
Este livro está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações, consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 152
Formato: 13x21 cm
Idioma: Português

Descrição

Este livro, prático, sustentado em informação médica nacional e internacional de qualidade, de fácil acesso e consulta, e completo, proporciona suporte, de uma forma simples, eficaz e concisa, aos profissionais de saúde das diversas áreas que lidam com o doente idoso (médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas e outros), para otimização dos cuidados ao doente.
Portugal é um dos países do mundo com maior percentagem de idosos. As características particulares desta população exigem uma abordagem holística e diferenciada na prestação de cuidados. O delirium e o imobilismo são síndromes frequentes e com impacto significativo na qualidade de vida e no prognóstico dos idosos, sendo, por isso, necessário a sua prevenção e o seu tratamento.
Reforçando a importância da formação em Geriatria, esta obra reúne ferramentas para a abordagem do idoso, quer internado quer residente noutras instituições (como a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e as Estruturas Residenciais para Idosos). É identificado o papel dos vários profissionais de saúde no trabalho em equipa multidisciplinar (que inclui também a família, os cuidadores informais e os voluntários) na abordagem dos múltiplos fatores de risco e são apresentados vários protocolos práticos de atuação, destacando a articulação com os cuidados de saúde primários e sugerindo medidas de organização do meio e da arquitetura hospitalares, com vista à prestação de cuidados otimizados e à promoção de um internamento com a menor iatrogenia possível.
Esta obra inclui ainda material de apoio: um plano de formação da equipa multidisciplinar na área do delirium e do imobilismo e anexos de auxílio ao seu quotidiano.
·Contextualização e objetivos
·Abordagem do doente idoso no internamento
·Abordagem do doente idoso em risco de delirium
·Abordagem do doente idoso em risco de imobilismo
·A equipa multidisciplinar
·O ambiente hospitalar
·O hospital
·A alta hospitalar do doente idoso
·O doente idoso internado em tempo de pandemia
·Protocolo de abordagem geral no delirium
·Protocolo de reorientação
·Protocolo de mobilização precoce
·Protocolo de abordagem à terapêutica farmacológica
·Protocolo de alterações do sono
·Protocolo de obstipação
·Protocolo de retenção urinária
·Protocolo de alteração da visão
·Protocolo de alteração da audição
·Protocolo de desidratação
·Protocolo de prevenção de iatrogenia não farmacológica
·Protocolo de disfagia
·Protocolo de atuação no Serviço de Urgência
·Protocolo de alta do idoso
·Anexos

Público-Alvo

· Todos os profissionais de saúde e intervenientes no processo de cuidar de idosos, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala, administradores hospitalares, voluntários e até cuidadores.

Autores

Pedro Madeira Marques
Especialista em Medicina Interna no Hospital Vila Franca de Xira, EPE. Completou o mestrado integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Ingressou na formação especializada em Medicina Interna no Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, tendo como tutor o Doutor Eduardo Haghighi. Colaborou na formação da Unidade de Geriatria do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE. Vice-presidente da Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados. Participa regularmente nas reuniões do Grupo de Estudo de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e nos congressos da European Geriatric Medicine Society. Membro do Grupo de Estudos de Geriatria e de Medicina Paliativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Tem como principais interesses o delirium, a disfagia, a síndrome de imobilidade, a demência e a sarcopenia, dentro da área da Geriatria.
Magda Sofia Silva
Especialista em Medicina Interna no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE. Completou o mestrado integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Ingressou na formação especializada em Medicina Interna no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE. Participa regularmente nas reuniões do Grupo de Estudo de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e nos congressos da European Geriatric Medicine Society. Membro do Núcleo de Estudos de Geriatria e do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Autora de diversos trabalhos nas áreas da Geriatria e da Diabetologia.
Ana Rita Lambelho
Médica interna de formação especializada em Medicina Interna no Hospital de Vila Franca de Xira, EPE. Completou o mestrado integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Completou o internato geral no Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE - Hospital de Santa Maria. Tem como principais interesses o delirium, a demência, a síndrome de imobilidade e a polimedicação, dentro da área da Geriatria.
Beatriz Bartissol
Nutricionista no Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, onde colaborou na Unidade de Geriatria e onde atualmente colabora na Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios e nas enfermarias de Medicina Interna, Nefrologia, Cardiologia e Unidade de AVC. Completou a licenciatura em Dietética e Nutrição na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, tendo sido a primeira vencedora do prémio Nutrition and Dietetics Award. Completou a pós-graduação em Nutrição em Oncologia na Universidade Católica Portuguesa. Participa regularmente em congressos e formações nas diversas áreas da Nutrição.
João Gorjão Clara
Foi professor catedrático (convidado) na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi o primeiro regente da cadeira de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi fundador da unidade universitária de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi diretor do Serviço de Medicina do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, EPE - Hospital Pulido Valente. Fundador e presidente da direção da Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados. Foi fundador e coordenador do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Foi membro da European Academy for Medicine of Ageing. Foi membro do conselho da Geriatric Section of the Union European Medical Specialists. Foi membro do conselho da European Union Geriatric Medicine Society. Foi coordenador do Grupo de Estudos de Cardiologia Geriátrica da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Livros do mesmo autor

Downloads

Em caso de duvida, por favor consulte as Perguntas Frequentes
Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 29-09-2022, salvo indicação em contrário.
Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, clique no ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal

Versão DesktopLIDEL, 2022