Descrição
Muito daquilo que tem sido, nas últimas décadas, a Ética nos cuidados de saúde não vai mudar nem desaparecer pela imensa comoção e perturbação de tempos tão extraordinários que vivemos - há valores, princípios e deveres que, em abstrato e na prática, não se alteram fruto de circunstâncias. Mas, nem por isso, alguns dos novos factos podem deixar de exigir novas reflexões, interpretações e até eventuais exceções, justificadas e debatidas neste ou naquele cuidado de saúde concreto e particular.
É neste contexto que surge este livro, pois, não se pretendendo fazer mais um exaustivo e convencional livro de texto, quis-se trazer um despretensioso e diferente contributo de docentes e discentes para reflexão e debate de algumas das mais recentes e difíceis - e, também por isso, menos abordadas - questões de Ética nos cuidados de saúde.
Assim, Ética em Medicina é um livro essencialmente dedicado a profissionais de saúde e a cidadãos interessados por temas Bioéticos, de atualidade e interesse tão evidentes no dia a dia.
·Ética Médica: Atualidade e Necessidade
·Confidencialidade: um Valor em Risco?
·A Humanização do Ato Médico
·Conflitos de Interesse
·Tratar Familiares e Amigos
·Adoção
·Procriação Medicamente Assistida
·Acesso a Tratamentos Experimentais
·Bioética e Emergências
·Inteligência Artificial
·Robótica na Saúde
·Parcerias Público-Privadas na Saúde
·Custos na Saúde: o Caso das Doenças Raras
·Responsabilizar pelos Estilos de Vida?
·Limites à Intervenção do Estado na Gestão do Índice de Massa Corporal
·Tratamento Compulsivo e Direitos das Pessoas com Incapacidades
·Ética na Comunicação da Ciência
·Autonomia no Fim de Vida: Diretivas Antecipadas de Vontade, Cuidados Paliativos,
Suicídio Ajudado e Eutanásia
Público-Alvo
·Estudantes na área das Ciências da Saúde
·Profissionais de Saúde
·Público interessado nos temas da Bioética
Pré-visualização
Autores
Miguel Oliveira da Silva
Professor Catedrático de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Obstetra-Ginecologista no Hospital de Santa Maria. Foi o primeiro Presidente eleito do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e Vice-Presidente eleito no Departamento de Bioética do Conselho da Europa. Coordenou na União Europeia três sucessivos projetos de investigação sobre Saúde Sexual e Reprodutiva. É autor de diversos livros sobre questões atuais de Bioética.