Descrição
Os conceitos que envolvem a oclusão e a postura tiveram uma evolução mais rápida nos últimos 20 anos do que nos 40 anos anteriores. Tal deve-se não só ao emprego de meios técnicos como o TENS e o quinesiógrafo, que Jankelson desenvolveu no advento dos computadores, mas também ao trabalho persistente que profissionais de saúde levam a cabo, modestamente, no recolhimento dos laboratórios ou na observação diária dos pacientes nas consultas. Neste esforço destacaram-se os portugueses Martins da Cunha e Simões dos Santos, já desaparecidos.
As Disfunções Oclusais envolvem a postura, vários territórios da economia, com especial relevo para os pares cranianos, córtex, cerebelo e sistema nervoso autónomo. Pela vastidão do seu alcance, apresentam-se com uma sintomatologia variada, multifacetada e, sobretudo, inconstante. Estima-se que 98% da população tenha alguma disfunção oclusal. A sua identificação é, por isso, de enorme importância para a saúde individual e em saúde pública.
Com esta obra, a oclusão torna-se agora clara, acessível e manejável na clínica diária, em termos de diagnóstico e das terapêuticas simples, para a generalidade dos médicos e médicos dentistas, que são quem, na primeira linha, contacta com os pacientes e ouve as suas queixas.
Após o tratamento, é frequente os pacientes ficarem verdadeiramente admirados com o desaparecimento dos sintomas que traziam - "parece magia!", exclamam mais tranquilos.
Prof.ª Dr.ª Manuela Canteiro Tavares
Ex-Professora Convidada de Odontopediatria da FMDUL
In Prefácio
· Anatomofisiologia
· Postura
· Oclusão
· Trabalhos de investigação
· A reconstrução de uma teoria actualizada
· As razões e a técnica das coronoplastias
Texto de apresentação e livro escritos ao abrigo da antiga ortografia.
Público-Alvo
· Médicos de Clínica Geral;
· Médicos Dentistas.
Autores
Pedro Castel-Branco
Médico Estomatologista; Licenciado em Medicina em 1972; Especialista Hospitalar em Cirurgia Maxilofacial e Especialista em Estomatologia pela Ordem dos Médicos, em 1979; Director científico da revista STOMA até Março de 2009; Membro da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, da Sociedade Internacional de Reabilitação Oral e da Association Stomatologique Internationale; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Maxilo-Facial e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral.