Descrição
Sendo manifestas a variedade e a frequência das doenças do seu foro, a Urologia possui métodos diagnósticos e terapêuticos que, sendo alguns já clássicos, cada vez mais têm avanços, sobretudo nas suas tecnologias. E, se estes factos pesam no dia a dia dos médicos urologistas, os enfermeiros que trabalham em Urologia têm de estar informados, preparados e treinados para exercerem a sua função de forma eficiente e responsável.
Decidimos editar esta obra com elevada qualidade gráfica (com dezenas de ilustrações a cores) incluindo bases anatomofisiológicas, patológicas, semiológicas e terapêuticas, versando o papel do enfermeiro em Urologia nas várias vertentes do ambulatório, da urgência, da enfermaria, do bloco operatório, das técnicas de diagnóstico e de terapêutica e de cirurgia urológicas, abordando temas importantes e emergentes como a insuficiência renal, a infeção hospitalar, o planeamento familiar, o apoio psicológico aos doentes, a gestão de serviços, a ética e o futuro da enfermagem.
Os autores, representando várias "escolas", transmitem conteúdos para os destinatários desta obra, que são os enfermeiros, sobretudo os que trabalham ou se interessam pela Urologia e áreas congéneres, mas também os estudantes de Enfermagem que estão aprendendo tão nobre profissão, os professores de Enfermagem que passam a contar com um instrumento auxiliar para o ensino, os médicos urologistas e de especialidades afins que, de forma muito mais alicerçada, podem transmitir aos enfermeiros que com eles colaboram e com quem fazem equipa recomendações ou instruções, partilhando o objetivo comum fundamental da prestação dos cuidados de saúde qualificados e de excelência aos doentes.
Prefácio de Tomé Lopes, Presidente da Associação Portuguesa de Urologia
Com o patrocínio científico da Associação Lusófona de Urologia, da Associação Portuguesa de Urologia, do Instituto de Educação Médica e da Universidade Lusófona
Público-Alvo
- Enfermeiros
§- Estudantes e professores de Enfermagem
§- Médicos da Especialidade de Urologia
Autores
Manuel Mendes Silva
Chefe de Serviço Hospitalar de Urologia; Presidente da Associação Lusófona de Urologia; ex-Presidente da Associação Portuguesa de Urologia e do Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos; Presidente do Conselho Disciplinar Sul da Ordem dos Médicos.
Ana Duarte
Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa; Enfermeira Supervisora com Acumulação de Funções de Chefia do Bloco Operatório e Membro Integrante da Comissão de Ética do Hospital de St. Louis, Lisboa, desde 2005.
José Galo
Licenciado em Enfermagem pela Escola de Serviço de Saúde Militar em Lisboa; Enfermeiro Chefe do Bloco Operatório do Hospital Militar Principal, Lisboa (2009-2011).
Nuno Domingues
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; Médico Interno da Especialidade de Urologia no Hospital Militar Principal, Lisboa.