Descrição
Escrita científica é, antes de tudo, escrita. E se é certo que um bom nível de redação não garante, por si só, qualidade do conteúdo relatado, não é menos verdade que uma má escrita pode, simplesmente, "arrasar" um excelente conteúdo! A relevância desta constatação é claramente verbalizada pela própria comunidade científica, quando reconhece que, nos dias de hoje, "publicar é condição de sobrevivência".
A garantia do sucesso de qualquer texto científico resulta, assim, da conjugação de dois fatores determinantes: qualidade do conteúdo a partilhar; e mérito da forma como esse conteúdo é relatado. O presente livro focaliza, sobretudo, o segundo destes dois requisitos: valorizar o conteúdo através de um bom relato.
Refletindo o percurso profissional do autor, escrita científica é, aqui, preferencialmente centrada em ciências da natureza e matemática (incluindo, por exemplo, engenharia, física, química, geologia, agronomia ou, mesmo, medicina e economia). Entretanto, grande parte do que se escreve é, também, aplicável às áreas do conhecimento que designamos por ciências humanas e ciências sociais.
Em tom dialogal e usando linguagem simples, mas rigorosa, o livro dirige-se, em primeira instância, a quem se empenha em relatar trabalho científico, procurando conferir-lhe o maior grau de impacto possível.
Estudantes de mestrado ou de doutoramento, mas também autores de artigos científicos - a publicar em revistas especializadas, a apresentar em reuniões científicas ou, mesmo, a divulgar nos meios de comunicação social -, são, portanto, público privilegiado desta obra.
Para além do universo académico (ensino superior, universitário ou politécnico), o livro estende-se, igualmente, ao mundo empresarial, em particular a empresas industriais apostadas na diferenciação inovadora e na partilha dessa inovação pela via escrita.
Recheado de exemplos ilustrativos e incluindo exercícios práticos de escrita, o livro acompanha o leitor na elaboração do seu próprio texto, desde que é confrontado com o desafio de uma folha em branco, até à fase das derradeiras verificações, conducente à versão final.
· A via científica na construção do conhecimento
· Comunicação do conhecimento científico
· Estratégia de escrita científica
· Estrutura típica de textos científicos
· Primeiros passos da redação
· Elaborando sobre o primeiro esboço. Do conteúdo à forma
· Escrever e citar com ética. O papel do erro na escrita científico
· Trabalho de revisão, rumo ao texto final
Público-Alvo
· Estudantes de mestrado e doutoramento
· Autores de artigos científicos, a publicar em revistas especializadas, a apresentar em reuniões científicas ou, mesmo, a divulgar nos meios de comunicação social
· Mundo empresarial, em particular empresas industriais apostadas na diferenciação inovadora e na partilha dessa inovação pela via escrita
Autores
Luis Adriano Oliveira
Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (UC), onde tem assegurado a orientação científica de diversos trabalhos de mestrado e de doutoramento. Diploma de "Docteur Ingénieur", pela universidade francesa de Poitiers (1981), e Doutoramento (1986) e Agregação (1998), pela UC. Pelo grupo LIDEL, é autor dos livros Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia - Segundo Bolonha e Ética em Investigação Científica. Na qualidade de Professor Catedrático Convidado da UC (desde a sua aposentação, em 2014), tem-se dedicado às áreas de Metodologia de Investigação, Ética na Investigação e Escrita Científica. Neste âmbito, vem proferindo palestras, organizando workshops e dirigindo unidades curriculares, a convite de diversas instituições de ensino superior, universitário e politécnico, em Engenharia, Matemática, Física, Medicina, Economia, Agronomia, Nutricionismo, Bioética. O livro agora publicado reflete a experiência partilhada ao longo de toda esta recente atividade.