Description
Acompanhar a mulher e a família desde a fase pré-concecional até à menopausa é um dos campos de atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. No sentido de lhe proporcionar os fundamentos e as orientações adequadas para aprofundar os seus conhecimentos durante o exercício profissional, delineou-se esta obra na área da saúde materna e obstétrica, cujo conteúdo incide sobre a preconceção até ao puerpério, tendo como base as intervenções autónomas e interdependentes da enfermagem especializada.
Organizado em cinco partes essenciais, Preconceção, Assistência pré-natal, Gravidez de risco, Trabalho de parto, parto, puerpério e recém-nascido, e Aspetos legais, este livro aborda o puerpério numa perspetiva de educação para a saúde, de forma a promover o desenvolvimento de competências parentais.
Os seus autores, profissionais na clínica e professores de diferentes instituições, maioritariamente enfermeiros, mas também alguns médicos e psicólogos, partilham com todos os leitores informação atual, pertinente e rigorosa, baseada na evidência científica e nas orientações das entidades reguladoras nacionais e internacionais, contribuindo para a reflexão diária e o aperfeiçoamento da Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.
Estamos perante uma obra muito útil para o Enfermeiro Especialista e para o estudante que se esteja a iniciar no cuidado especializado, mas não só; também o enfermeiro de cuidados gerais e outros profissionais encontram aqui orientações para o melhor exercício da sua profissão.
·Preconceção
·Assistência pré-natal
·Gravidez de risco
·Trabalho de parto, parto, puerpério e recém-nascido
·Aspetos éticos
Errata (49KB)
Target-Audience
·Enfermeiros
·Estudantes de Enfermagem
·Outros Profissionais de Saúde
Preview
<div data-configid="4804698/39872631" style="width:400px; height:283px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
Authors
Manuela Néné
Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa; Doutora em Psicologia e Pós-doutoranda em Ciências de Enfermagem; Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica; Membro Integrado da Unidade de Investigação do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Investigadora Permanente no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
Rosália Marques
Enfermeira-chefe do Bloco de Partos, Urgência Obstétrica e Ginecológica do Hospital Garcia de Orta, EPE; Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica; Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; Terapeuta em Acompanhamento Haptonómico no Pré e Pós-natal; Membro de Direção da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras.
Margarida Amado Batista
Enfermeira Coordenadora da Área da Mulher, Recém-nascido e Medicina Intensiva do Hospital Beatriz Ângelo; Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.