Anabela G. Silva
Description
A forma como os profissionais de saúde comunicam com a pessoa com dor e o que dizem sobre a dor pode atuar como um facilitador ou como uma barreira à recuperação e, assim, contribuir de forma positiva ou negativa para o efeito do tratamento. A educação em dor, essencial na intervenção, deve ser utilizada de forma personalizada, num processo que envolve avaliação, planeamento, implementação e reavaliação.
Este livro aborda os elementos essenciais à compreensão e à utilização na prática clínica da educação em dor por parte dos fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia, que nele encontrarão estratégias práticas e a evidência científica que as suporta.
A linguagem acessível permite que os conteúdos do livro possam também ser úteis para pessoas com dor que queiram saber mais sobre a sua dor e o que fazer para a gerir melhor.
· Comunicação em fisioterapia musculoesquelética
· Fisiopatologia da dor e implicações clínicas
· Avaliação da pessoa com dor crónica
· Educação em neurociência da dor: da perspetiva histórica à evidência atual
· Aplicação prática da educação em neurociência da dor
· Administração da educação em neurociência da dor em contexto
· END+: estratégias adicionais de intervenção na dor crónica
ERRATA (30KB)
Target-Audience
· Fisioterapeutas
· Estudantes de Fisioterapia
· Pessoas com dor que queiram saber mais sobre a sua dor e o que fazer para a gerir melhor
Authors
Anabela G. Silva
Professora Coordenadora Principal da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, onde é diretora do Mestrado em Fisioterapia Musculoesquelética e membro do Conselho Geral da Universidade de Aveiro. Alia à docência uma forte componente de investigação na área da avaliação e da intervenção dirigidas à pessoa com dor. É também Presidente do Pain, Mind, and Movement Special Interest Group da International Association for the Study of Pain.