Description
Este livro apresenta o que precisa de saber para implementar realmente a melhoria contínua nas empresas ou outras organizações. Além de todo o suporte necessário para que esta faça sentido, é desvendada a importância da direção certa a norteá-la. O leitor encontrará neste livro as origens da melhoria contínua e todo o enquadramento que a justifica e desmistifica nas vertentes que caracterizam a natureza sociotécnica das organizações. Esta obra explora ainda a necessidade da convivência eficaz entre os aspetos técnicos e os aspetos comportamentais e culturais, para que a melhoria contínua e a excelência sejam conseguidas nas organizações.
Este livro foi escrito com o objetivo de ajudar estudantes de engenharia em unidades curriculares relacionadas com gestão de operações a desenvolverem competências nesta área, bem como empresários com curiosidade sobre este tema, diretores de produção, responsáveis pela melhoria contínua e todos os profissionais que trabalham em empresas ou outras organizações com responsabilidades sobre o seu desempenho e o seu futuro.
· As origens da melhoria contínua
· Os principais modelos de excelência operacional
· O lado invisível das organizações
· O lado visível das organizações
· A descodificação da melhoria contínua
· Os níveis de maturidade da melhoria contínua
· Alguns modelos e dicas de implementação da melhoria contínua
· Principais ferramentas associadas à excelência nas organizações
Errata (476KB)
Target-Audience
· Estudantes de Engenharia
· Empresários com curiosidade sobre este tema
· Diretores de produção
· Responsáveis pela melhoria contínua
· Profissionais que trabalham em empresas ou outras organizações com responsabilidades sobre o seu desempenho e o seu futuro
Authors
José Dinis Carvalho
Professor Associado do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, tendo como foco de investigação a melhoria contínua e a excelência nas organizações. Dedica-se ao estudo e à aplicação de conceitos e princípios da filosofia Lean em empresas, através de projetos com alunos e com os colegas.